daniel moveis
Animação Tiradentes
Calendário de eventos em Tiradentes-MG

Informações Úteis:

PRÓXIMOS EVENTOS EM TIRADENTES:

06 a 16/09/2018
Festival de Artes Vertentes 2018

Festival Artes Vertentes celebra os 300 anos da cidade de Tiradentes

O Festival Artes Vertentes Festival Internacional de Artes de Tiradentes - chega em 2018 à sua sétima edição, entre os dias 06 e 16 de setembro, consolidando a proposta de seus criadores de apresentar, anualmente, na barroca cidade mineira, uma programação de alto nível artístico e promover um diálogo cultural de âmbito internacional entre artistas e público. Contemplando os campos da música, literatura, artes cênicas, cinema e artes visuais, o Artes Vertentes faz este ano uma homenagem aos 300 anos da cidade de Tiradentes, fundada em 1718, alinhando a programação através do mote curatorial Tiradentes: aldeia universal.

Este alinhamento busca proporcionar uma reflexão sobre o processo de construção e desconstrução da polis. Como nós atravessamos esses espaços? Onde reside realmente a construção do patrimônio e da memória? Por meio de uma programação que tece um diálogo entre várias linguagens artísticas, incitamos a uma imersão na relação cidade/corpo, segundo o diretor artístico do Festival, Luiz Gustavo Carvalho. A proposta é manter um intercâmbio de alto nível entre o rico patrimônio artístico e cultural de Tiradentes e o de outros lugares, permitindo encontros, reencontros e descobertas do público por meio da arte. Pretendemos, com este conceito, criar um espaço para novas ideias, atuando como uma plataforma de comunicação entre artistas vindos de diferentes culturas, respeitando suas singularidades, antagonismos e, principalmente, o desejo de dialogar com o público, explica Luiz Gustavo.

Indo além da programação, o Festival promove, desde 2015, uma Ação Cultural, oferecendo gratuitamente a crianças e adolescentes da cidade oficinas semanais de artes visuais e música, além de manter, em convênio com a Prefeitura da cidade, o coro infanto-juvenil VivAvoz. Estes cursos são realizados de março a dezembro, com a participação da Associação dos Moradores do Bairro da Torre (AMAT). Em 2018, 60 crianças e adolescentes participam das atividades da Ação Cultural. O resultado integrará a programação do festival, por meio de um documentário realizado pelas crianças sobre o município de Tiradentes.

Programação

Os concertos de música clássica serão realizados na Igreja São João Evangelista. A programação ocupa também prédios históricos, como o Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves, o Museu Casa Padre Toledo e UFMG Cultural Sobrado Quatro Cantos.

A programação musical conta com a participação de músicos de renome internacional, como o violinista inglês Daniel Rowland, o pianista russo Jacob Katsnelson e a violoncelista sérvia Maja Bogdanovic, além de apresentar a obra Coming Together, do compositor polonês Frederic Rzewski que em Tiradentes contará ainda com um vídeo mapping realizado pelo artista visual brasileiro Eder Santos. O festival comemora ainda os 60 anos de nascimento do compositor mineiro Harry Crowl. O compositor terá diversas obras interpretadas durante os concertos realizados na igreja barroca São joão Evangelista. Ainda dialogando com o mote curatorial desta edição está a exibição de Metrópolis, de Fritz Lang, acompanhada por música ao vivo, criada pelo músico e sound-designer mineiro Pedro Durães.

A programação de cinema conta com filmes premiados que abordam questões importantes dentro da temática do festival em 2018. Entre os destaques, os filmes brasileiros Baronesa, de Juliana Antunes; Pirikpura, de Mariana Oliva e Terceira Margem, de Fabian Remy.

As linguagens visuais contarão com as obras de Nuno Ramos, Caetano Dias, Eder Santos, Rick Rodrigues e Mac Adams (USA), entre outros. O festival contará com a presença do russo Serguei Maksimishin, fotógrafo em residência do Festival Artes Vertentes em 2018;

Em 2018, assim como aconteceu na sexta edição do projeto, o festival promoverá um ciclo de ideias um ciclo de palestras e discussões de caráter teórico-transdisciplinar composto por vários encontros envolvendo profissionais de reconhecida competência no cenário artístico-cultural no âmbito nacional e internacional. A programação ainda contará com a presença do poeta Ricardo Domeneck, que fará leituras, participará no ciclo de ideias e, ainda, promoverá uma oficina de literatura. Será uma oficina-palestra, onde o autor brasileiro radicado em Berlim selecionará poemas de diversas tradições, os quais comentará, falando por que estes poemas são importantes nas tradições respectivas.

.Mais informações consulte o site oficial do evento : http://www.artesvertentes.com/


 

CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS EM TIRADENTES:

JANEIRO

mostra de cinema de tiradentes

Mostra de Cinema Brasileiro (Segunda Quinzena)
Sessões gratuitas em tendas e cinemas montados nas praças da cidade, além de oficinas para quem quer aprimorar ou até mesmo começar obter conhecimentos sobre as diversas facetas do cinema.

FEVEREIRO
carnaval em tiradentes-mg

Carnaval
Carnaval de rua considerado um dos melhores de Minas, com suas bandas e blocos caricatos ("Domésticas", "Roma foi pouco", entre outros) - de acordo com o calendário nacional.

MARÇO
festival de fotografia de tiradentes

4º Festival de Fotografia de Tiradentes (Foto em Pauta)
Exposições, workshops, palestras, debates, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local, ministradas por profissionais de renome nacional e internacional cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira.

semana santa em tiradentes

Semana Santa - Procissões e decoração de tapetes ornamentais
O evento religioso preserva tradições centenárias. Os passos espalhados pela cidade são abertos somente nessa época do ano, e servem para representar o calvário vivido por Jesus Cristo. As procissões passam pelas ruas e vielas da cidade comovendo quem à acompanha.

ABRIL
semana da inconfidencia

16 a 21:Comemorações em homenagem a Tiradentes, o alferes da Inconfindência

MAIO

Festival de Teatro Tiradentes em Cena
Inspirado nos mais conhecidos festivais europeus, que ocorrem justamente fora dos grandes centros, o Tiradentes em Cena proporciona a reunião entre quem produz e quem gosta de teatro. Além de espetáculos de repercussão nacional, acontecem cursos e debates.

jubileu da santissima trindade

Jubileu da Santíssima Trindade
A festa religiosa acontece em Junho e atrais milhares de fiéis vindos para se reunirem em momentos de fé e devoção, e mostra que Tiradentes ainda preserva muitas tradições católicas. Além de Missas, novenas e procissões, o Jubileu conta com barracas de roupas, bebidas e salgados.

Corpus Christi - Procissões com tapetes ornamentais

JUNHO

Festa para Santo Antônio - Padroeiro da Cidade(dia 12)

encontro de motos de tiradentes

Bike Fest (Encontro de Motos de Tiradentes)
Na 2ª quinzena de junho, o ronco dos motores toma conta de Tiradentes. A cidade histórica recebe o Bikefest, o mais tradicional encontro de motos do Brasil.

JULHO

Férias de Inverno(Programações especiais durante todo o mês)

AGOSTO
festival de gastronomia de tiradentes

Festival Internacional de Cultura e Gastronomia(2ª quinzena)
Os temperos, cheiros e sabores invadem a cidade e proporcionam ao visitante uma deliciosa experiência de unir história e culinária em um belíssimo cenário que é a cidade de Tiradentes. Os chef’s que estão espalhados nos diversos restaurantes da cidade fazem uma química entre temperos o que resulta em pratos inigualáveis.

SETEMBRO

Festival Artes Vertentes
Festival Internacional de Artes de Tiradentes

xterra em tiradentews

X-Terra
Adrenalina e emoção marcaram o X Terra Edição regional de Tiradentes. A presença de atletas de elite e o grande numero de adptos a este tipo de esporte de duathlon  (Corrida e Bike)

NOVEMBRO
duo jazz festival tiradente

* Duo Tiradentes Jazz Festival ( 15 a 26/11)
Evento voltado para o público que é amante da musica instrumental. É para o publico profissional cursos e palestra para aperfeiçoar a tecnica. Um otimo evento para que quer curtir uma boa musico com os melhores do Brasil.

DEZEMBRO

Natal e Reveillon: A cidade se enfeita de luzes

Fonte: Prefeitura Municipal de Tiradentes
© 2006-2008 Tiradentes.Net - Todos os direitos reservados
Tiradentes Web: produção, hospedagem e divulgação de sites